terça-feira, 28 de setembro de 2010

Aqui e agora!

Hoje de manhã, enquanto esperava que o elevador descesse 11 andares, chegou uma senhora que pratica o Yoga no mesmo centro que eu. Não fez qualquer saudação. O elevador chegou, entramos e ela, não me perguntando para que andar eu ia, carrega no 10º, o que a irrita um pouco, pois ela na realidade pretendia ir até ao 11º, o mesmo que eu (é onde se situa o Centro de Yoga). Perante o engano, diz que os botões estão pouco legíveis e que apesar de ainda ver bem estes botões sempre a confundem. Chegámos ao referido andar e ela diz então "Bom dia" e quase fecha a porta ao sair. Eu saio também. Surpreendida, pergunta-me se vou para o Centro de Yoga. Perante a minha confirmação, a senhora desculpa-se, bastante envergonhada, pois nunca me tinha visto.
- Não anda aqui há muito tempo, pois não?


- Digámos que há pelo menos 2 anos nos cruzámos todas as terças!


Confesso que me questionei. Se Yoga é uma filosofia de vida que nos ensina a estar presentes a nós mesmos, atentos ao aqui e agora, o que tem esta senhora aprendido ao longo dos 36 anos que faz esta prática? Em que medida também eu adquiro estilos de vida que apenas são superficiais, pois não são realmente vividos e sentidos?


Quantas vezes olhámos sem ver? Quantas vezes somos vistos e estamos invisíveis? Quantas vezes pensamos estar invisíveis mas alguém nos observa?


É interessante constatar o estado de alienação em que vivemos, próximos e distantes, com oportunidade de ter tudo mas não usufruindo de nada...Talvez, mais do que nunca, seja preciso fazer um real esforço para estar AQUI e AGORA!

Sem comentários:

Enviar um comentário